Belkis participa do “II Café Sensorial” promovido pelo Sincomerciários e Fecomérciários de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 25/05/2016 - 20:56:22 Diversos

Evento teve como objetivo discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho 

A prefeita Belkis Fernandes acompanhada do chefe de Gabinete José Luiz Teixeira Quenca e do secretário municipal de Saúde André Mello participou na manhã desta quarta-feira, 25, do “II Café Sensorial” promovido pelo Sincomérciários Ourinhos e a Fecomérciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo).

Continua depois da Publicidade

O evento teve como objetivo discutir com o poder público, as autoridades presentes, empresários, representantes da APAE, AADF, setores de RH das lojas, entre outros, a importância de incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Durante sua participação no “II Café Sensorial”, Belkis destacou a relevância de realizar eventos como esse. “É muito importante este evento, pois demonstra que o comércio está unido em uma causa importante que é a inclusão social. Cumprimento as associações, entidades, empresários, a UNESP e representantes do comércio de vários estabelecimentos e dizer que a importância desse momento é que nós temos que nos colocar no lugar do outro e nos sensibilizar para que o primeiro passo seja dado e a inclusão seja realizada”.

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos e diretor primeiro tesoureiro da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de SP Aparecido Bruzarosco citou o Café Sensorial como um dos eventos mais importantes da Fecomerciários. “Todos os eventos que nós realizamos na nossa Federação através da liderança do Motta são importantes, mas este tem um sentido muito forte que é a inclusão de deficientes no mercado de trabalho. Com estas discussões os empresários e até mesmo aqueles que já estão empregados conseguem enxergar a capacidade que as pessoas com deficiência possuem”.

Eunice Aires, Professora e Coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários comentou sobre o incentivo que é dado aos comerciantes para a contratação de pessoas com necessidades especiais. “Esse é um momento de sensibilização para que haja inclusão com qualidade. A gente parte de uma premissa, um estabelecimento comercial ele tem que trabalhar para todo mundo. A pessoa com deficiência ela é não apenas um trabalhador, mas também uma consumidora. Então como o estabelecimento comercial e a maior parte deles têm menos de 100 funcionários e de certa forma não estariam obrigados as cotas, a gente incentiva para que eles abram esse espaço de contratação da pessoa com deficiência de uma maneira natural e espontânea, pois quando ele faz isso ele torna o ambiente acessível para ter um trabalhador com deficiência e, em contrapartida, ganha clientes com deficiência, porque ao chegar naquele ambiente a pessoa se sentirá acolhida e verá que há respeito e condição para ela também”, detalhou.

Também presente no Café, o presidente do Sincomércio Frednes Correa Leite agradeceu pelo convite e falou da união de esforços para que a inclusão aconteça nas empresas. “Agradeço o convite para estar aqui e digo que nós temos que fazer a nossa parte e contribuir com a inclusão no mercado de trabalho e com nossa união podemos fazer grandes parcerias e permitir que essas pessoas tenham os mesmo direitos que os outros trabalhadores”.

Diretor Regional da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de Marília, Rodolfo Minucci parabenizou os organizadores do evento e citou a parceria que possui com a Prefeitura de Ourinhos, através do Posto de Atendimento ao Trabalhador. “Gostaria de parabenizar o Bruzarosco pelo evento e agradecer a prefeita Belkis, pois é através dela que fazemos um trabalho de parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e é graças a isso que conseguimos fazer a inclusão de pessoas”.

 “Destaco que o PAT de Ourinhos é um dos melhores da região, inclusive entre cidades que tem um número maior de habitantes. Aproveito para pedir que as empresas procurem um PAT para que a gente possa contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência”, finalizou Rodolfo.

Para o presidente do Sindicato dos Eletricitários André Paladino, é importante que haja uma conscientização e que a contratação de pessoas com necessidades especiais não seja uma obrigatoriedade. “Hoje é um dia extremamente importante, a legislação assegura que as empresas tenham que contratar até 200 empregados, por exemplo, pelo menos 2% deles devem ser portadores de necessidades especiais e assim por diante. É importante que eles não vejam essa questão como uma obrigatoriedade, mas sim da conscientização e da valorização dessas pessoas”.

Durante o evento houve a apresentação de palestras sobre a inclusão no mercado de trabalho, além de uma dinâmica com os participantes em que eles puderam vivenciar algumas situações iguais as das pessoas com deficiência.

Publicidade

Parceiros